Pesquisar

sábado, 25 de abril de 2015

Prova pelo surgimento do universo - Argumento Kalam e os dados científicos

Argumentos Cosmológicos da Existência de Deus:
Existem 2 tipos de argumentos cosmológicos:

1- Horizontal- argumenta a partir da origem do universo. Este é o argumento chamado kalam (eterno- em árabe)

2-Vertical --argumenta a partir da contingência, (e da mutabilidade do universo). Estes são os 3 argumentos da causa primeira de Tomás de Aquino



O argumento horizontal, conhecido como argumento “kalam” (palavra árabe com significado de “eterno ”), defende a existência de um Iniciador para o universo. Teologia sistemática. Norman Gesiler. Rio da Janeiro: CPAD, 2010,p. 23

A forma horizontal do argumento cosmológico argumenta a partir da origem passada do universo até uma Causa Original (Primeira) para ele. Em contraste, a forma vertical do argumento cosmológico inicia com a contingência presente existente do cosmos e insiste que precisa haver um Ser atualmente Teologia sistemática. Norman Geisler. Rio da Janeiro: CPAD, 2010,p. 25

Neste texto trataremos apenas do argumento Kalam. Para conhecer os argumentos cosmológicos verticais de Tomáz de Aquino click

Argumento Cosmológico Kalam

O modelo da grande explosão caracteriza-se por um fato: todo o universo surge num determinado momento do passado, de modo que o tempo, o espaço, a matéria e a energia que hoje nos rodeiam e formam o nosso quadro de referência aparecem de modo instantâneo. Depois do Big Bang: da origem ao fim do Universo. Alberto Fernadez Soto. 2016 p. 72-73
 O prejuízo geral entre os físicos teóricos, incluindo o próprio Einstein, era que o tempo deveria ser infinito em ambas as direções; senão, seriam expostas questões embaraçosas sobre a criação do universo, que pareciam achar-se mais à frente do domínio da ciência.
até os primeiros anos do século XX. Até então, acreditava-se que o universo era essencialmente constante no tempo. Poderia ter existido durante um tempo infinito, mas isto parecia conduzir a conclusões absurdas. Se as estrelas estivessem radiando durante um tempo infinito, esquentariam todo o universo até sua temperatura. Inclusive de noite, todo o universo seria tão brilhante como o Sol, porque cada linha de visão terminaria em uma estrela ou em uma nuvem de pó aquecida até a temperatura das estrelas. A observação, tão familiar, de que o céu noturno é escuro, é muito importante. Implica que o universo não existiu sempre no estado que o vemos hoje. Algo ocorreu, faz um tempo finito, que acendesse as estrelas, significando que a luz das estrelas muito distantes ainda não teve tempo de chegar. Isto explicaria porquê o céu não brilha a noite em todas direções. 

 Roger Penrose e eu demonstramos que a teoria geral da relatividade de Einstein implica que o universo começou em uma tremenda explosão. Aqui estava a explicação de porquê o céu noturno é escuro: nenhuma estrela poderia brilhar mais de dez ou quinze mil e milhões de anos, o tempo transcorrido da grande explosão.

O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

1. Tudo que começa a existir (surge) tem uma causa.  ----1ª premissa
2. O universo começou a existir.   ------------------------2ª premissa
3. Logo, o universo tem uma causa.   ---------------------Conclusão






1. Tudo que começa a existir (surge) tem uma causa

1.1. Algo não pode vir a existir a partir do nada. 

  • Ninguém acredita sinceramente que as coisas,  possam simplesmente surgir assim do nada.  
  • O “nada” não significa apenas o espaço vazio. O nada é a total ausência do que quer que seja, até mesmo do próprio espaço. Com tal, a condição de nada não possui literalmente falando nenhuma propriedade, uma vez que nãoexiste nada para ter propriedades!
  • Para a física moderna, o vácuo não é o que o leigo entende' como nada. Antes, para a física o vácuo é um mar de energia flutuante regido pelas leis da física e que tem uma estrutura física. 

1.2. Pessoas, carros, pedras etc., não surgem do nada. 

  • Se algo veio a existir a partir do nada, então se torna inexplicável por que motivo qualquer coisa ou todas as coisas não surgem a partir do nada, como por exemplo, pessoas ,bicicletas ou computadores ou rochas!!!


1.3. As evidências científicas confirmam que tudo que surge tem causa.


1.4 Acreditar que algo surge sem causa é negar o princípio da não contradição.  

  • seria o mesmo que dizer que existe efeito sem causa, um suicídio lógico.


2. O universo começou a existir. O tempo é finito
2.1“Não existe um número atualmente infinito de coisas”

2.2“Não se pode passar por um número infinito de elementos um de cada vez”

2.3 Segunda lei da termodinâmica

2.4 Universo em expansão

2.5  Radiação Cósmica de Fundo

2.6 Galáixas Bêbês ou sementes

2.7 Einstein

2.8 O céu negro



2.1Não existe um número atualmente infinito de coisas”
  • Alguns podem dizer que, se existem números infinitos, então, por que não pode haver dias infinitos? Porque existe uma diferença entre uma série infinita abstrata e uma concreta. Uma é puramente teórica, e a outra é verdadeira. Matematicamente, podemos conceber um número infinito de dias, mas na realidade não podemos jamais contar ou viver um número infinito de dias. Você pode conceber um número infinito de pontos matemáticos entre as duas extremidades de uma prateleira de livros, mas não pode colocar um número infinito de livros entre essas duas extremidades. Essa é a diferença entre concreto e abstrato. Os números são abstratos; os dias são concretos (a propósito, isso amplia nossa resposta acima sobre o fato de não ser possível termos um número infinito de explosões na história cosmológica do Universo. É impossível existir um número infinito de eventos reais).
  • Infinidade potencial e infinidade atual
Quando dizemos que algo é potencialmente infinito, o infinito serve meramente como um limite ideal que nunca é alcançado. Por exemplo, você poderia dividir qualquer distância finita na metade, e depois em quatro partes, e depois em oito, em dezesseis e assim sucessivamenteaté o infinito. O número de divisões é potencialmente infinito, no sentido de que você poderia ir adiante, dividindo-o ao infinito. Mas você jamais chegaria a dividi-lo por um número “infinito” de partes. Você jamais teria um número infinito atual de partes ou divisões.
  • Na teoria moderna de conjuntos, o uso de conjuntos infinitos atuais já é comum. Por exemplo, o conjunto de números naturais {0, 1, 2, ...} possui um numero infinito atual de membros.
  •  A matemática moderna apenas mostra que, se você adotar certos axiomas e regras, então você pode falar sobre conjuntos infinitos de modo consistente, sem entrar em contradição. Tudo que esse expediente consegue é mostrar como estabelecer certo universo do discurso para se falar com consistência sobre infinitos atuais. Mas esse expediente não faz absolutamente nada em termos de mostrar que tais entidades matemáticas realmente existem ou que um número infinito atual de coisas possa existir.
  • Seguindo a analogia do Hotel feita por David Hilbert mostra o absurdo do chamado infinito atual ou real: suponha que existisse um hotel com um número infinito dc quartos, e imagine que os quartos estivessem também todos ocupados.  Não há uma única vaga em todo esse infinito número de quartos do hotel; cada quarto já está ocupado por alguém. Agora suponha que chegue mais uma pessoa ao hotel em busca de um quarto na recepção. O atendente dirá: “Certo, senhor , e começara a transferir a pessoa do quarto 1 para o quarto 2, a do quarto 2 para o quarto 3 e assim sucessivamente até o infinito. Em conseqüência dessa mudança de quartos, o quarto 1 passa a ter uma vaga, e a pessoa que está na recepção registra-se no hotel toda satisfeita. Mas antes que ela chegasse, todos os quartos estavam ocupados! Na verdade, o gerente pode fazer esse mesmo procedimento inúmeras, infinitas vezes, sempre acomodando infinitamente novos hóspedes. E, contudo, antes que eles chegassem, todos os quartos já estavam cheios! Da mesmo foram mesmo que todos os hóspedes saim dos quartos de números pares, o hotel ainda teria um número infinito de pessoas.


2.2Não se pode passar por um número infinito de elementos um de cada vez”
  • Se o universo não tem começo então se passou um numero infinito de tempo até hoje.
  • Mas o infinito não pode ser percorrido.
  •  Assim não poderíamos chegar  à nossa época, ao dia de hoje. 
  • Como estamos no HOJE, ISTO mostra que a cadeia de eventos passados deve ser finita e ter tido um começo, uma origem.
  • Logo o universo teve um começo.


2.3 Segunda lei da termodinâmica
  • Segundo o princípio da Entropia (2a lei da Termodinâmica) o Universo tende ao caos, pois toda forma de energia tende-se transformar em calor, que por sua vez não tende espontaneamente a se transformar em outras formas de energia. Em outras palavras, se o universo não tivesse surgido ele já teria chegado ao caos, morte térmica do universo:
“O Segundo Princípio da Termodinâmica afirma que o grau de desordem de qualquer sistema tende espontaneamente a aumentar (estatisticamente a desordem é um estado mais provável que a ordem.)” (ANGLO- Física- Termofísica, livro 28, Sistema Anglo de ensino. – SP: Anglo Ed., 1984-1985, p. 73)
“A tendência de todos processos naturais, tais como fluxo de calor, mistura, difusão, etc. é de acarretar uma uniformidade de temperatura, pressão, composição etc. em todos os pontos dos sistemas que participam dos processos. Em cada um desses pontos há um aumento de entropia e um aumento da indisponibilidade de energia. Podemos, então visualizar um momento, em um futuro distante, no qual todo o universo terá atingido um estado de uniformidade absoluta. Se esta situação for alcançada, ainda que não tenha havido nenhuma alteração térmica do universo, todos os processos físicos, químicos e biológicos terão cessado. Este fim para o qual parecemos caminhar é comumente conhecido como morte térmica do universo.” (Curso de Física- vol. 2, Ed. Harbra p. 653). Assim o Universo (ou energia) não pode ser infinitamente velho, pois tal estado de desordem e morte ainda não aconteceu. Portanto o mundo não é eterno. Logo foi criado.A este criador chamamos Deus.
  •  A entropia do universo sempre aumenta 
"as transformações naturais sempre levam a um aumento na entropia do universo"
"a medida que o universo evolui há uma diminuição da energia utilizável do universo." "a medida que o universo evolui, a desordem (entropia) aumenta"        (Os fundamentos da física, p. 210-211, 6ª edição.)

"assim o calor expelido pela ventilação do computador registra um dado em sua memória, a quantidade total de desordem no universo aumenta" (Uma breve história do tempo, p. 204, 26ª edição.)
 Por outro lado, se o universo tinha existido sempre, por que já não ocorrera tudo o que tinha que ocorrer, quer dizer, por que a história não tinha terminado já? Em particular, por que o universo não tinha alcançado o equilíbrio térmico, com todas suas partes à mesma temperatura? O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
"A descoberta de que o Universo se encontra numa fase de expansão acelerada devida ao efeito da energia escura encerrou definitivamete o debate se o seu destino final se encontraria num 'big crunch' ou num crescimento infinito. Hoje parece indubitável que a energia escura empurrará o cosmos para um estado de vazio crescente, de modo que, no estado final, cada galáxia ficará isolada na sua propria zona do Universo .... Assim chegaremos a morte térmica do universo... Depois do Big Bang: Da origem ao fim do Universo. Alberto Fernandez Soto , 2016, p. 121-122
  •  Se o universo vai se expandir para sempre, então ele jamais chegará de fato a um equilíbrio. Devido ao fato de o volume de espaço estar em constante crescimento, a matéria e a energia sempre terão mais espaço para se espalhar. No entanto, à medida que o universo se expande, a energia disponível vai se esgotando e ele vai se tornando cada vez mais frio, escuro, diluído e sem vida. Com o tempo ele vai se tornar um gás rarefeito de partículas subatômicas que se espalha para sempre na mais absoluta escuridão.
  • Conclusão: Ora, se a energia utilizável do universo está diminuindo (a entropia está aumentando) logo a energia não pode ser infinita, portanto a conclusão de que o universo vai ter um fim trágico é certa, e visto que se a energia existiu desde sempre, já deveria ter dado tempo para que o universo alcançasse o grau máximo de entropia, o grau máximo de desordem, como ela não aconteceu a energia (universo) não pode ser eterna!

 2.4 Universo em expansão
  • Em 1929 Edwuin Hubble ao estudar a luz das galáxias distantes descobriu que elas estavam retrocedendo. O universo estava sem dúvida se expandindo. Se o universo estava em expansão significa que no passado distante ele estava condensado “num espaço menor que um átomo” (Scientific American, p. 77, edição especial- O passado e o presente do cosmos)
  • Os cientistas concluíram que o universo começou com uma "bola de fogo ultradensa" e está se expandindo e se resfriando desde então. Isto é conhecido como o modelo big bang do universo. Tempo espaço e matéria passaram a existir no big bang!
Atualmente, também sabemos que a teoria geral da relatividade de Einstein não permite que o universo rebote de uma fase de contração à expansão atual. Como veremos no Capítulo 2, Roger Penrose e eu conseguimos demonstrar que a relatividade geral prediz que o universo começou com a grande explosão, de maneira que a teoria de Einstein implica que o tempo teve um começo, embora nunca gostou desta ideia O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

2.5  Radiação Cósmica de Fundo
  • A radiação cósmica de fundo foi produzida quando o universo tinha cerca de 380 mil anos de idade, resfriou-se por causa da expansão e hoje a sua temperatura é de 2,725 K.  http://www.astronomia.web.st/index.php?aid=54
  • Em 1965, astrônomos (Arno Penzias e Robert Wilson) descobriram que o universo estava inundado de radiação cósmica de fundo, o eco do big bang. “o modelo do big bang é agora a pedra fundamental da cosmologia moderna” (O universo numa camiseta, p.143, ed. Globo,2005).
  •  Em 1948, 3 cientistas predisseram que se o big bang tivesse ocorrido a radiação estaria em algum lugar. Esta descoberta lançou de um vez por todas a antiga teoria do Universo estacionário!
  •  Em 2003 o satélite  da NASA o WMAP trouxe fotos 35 vezes mais nítida que seu antecessor.




 





para ver uma aula sobre isso veja: https://www.youtube.com/watch?v=gFBZGXM3OMM
2.6 Galáixas Bêbês ou sementes
  • Segundo os cientistas se o big bang tivesse acontecido, deveria ser descoberto pequenas oscilações (ou ondulações) na temperatura da radiação cósmica de fundo.  Essas oscilações permitiriam que a matéria se reunisse em galáxias por meio da atração gravitacional. 
  • Em 1992 satélite COBE (explorador de fundo cósmico) dês cobriu essas oscilações e a precisão dessas oscilações. De fato as observações deste satélite são observações do passado, ou seja, as imagens em infravermelho tiradas pelo COBE apontam para a matéria do início do universo que viria a se juntar em galáxias e conjuntos de galáxias ou seja sementes de galáxias.
Artist impression of a very young galaxy located in the early universe less than one billion years after the Big Bang
A impressão deste artista mostra uma galáxia muito jovem localizada no início do Universo menos de um bilhão de anos após o Big Bang. A aparência distorcida da galáxia é causada pelo grande número de fusões ocorrendo nesta época inicial, e as regiões azuis marcam onde a formação de estrelas está ocorrendo em uma alta taxa. O núcleo da galáxia está embutido em pesados ​​véus de poeira e gás. Um recorte do núcleo mostra que esta poeira e gás escondem uma radiação muito brilhante do centro da galáxia, produzida por um buraco negro supermassivo em rápido crescimento. https://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/multimedia/young_galaxy.html
Esta composição mostra na imagem de fundo a região conhecida por Hubble Deep Field South, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. As novas observações obtidas com o instrumento MUSE instalado no Very Large Telescope do ESO detectaram galáxias remotas que não foram vistas pelo Hubble. Dois exemplos foram destacados nesta imagem composta. Estes objetos são completamente invisíveis na imagem Hubble mas aparecem de forma mais evidente nas regiões apropriadas da imagem em três dimensões obtida pelo MUSE. Créditos: ESO/MUSE Consortium/R. Bacon


2.7 Einstein
Com base na Teoria da Relatividade os cientistas previram a expansão do universo, a radiação de fundo e as sementes de galáxias, já citadas acima. A teoria em si, que foi comprovada até a 5ª casa decimal, mostra que   tempo espaço e matéria, eles são correlacionados, interdependentes! TEMPO , ESPAÇO E MATÉRIA COMEÇARAM A EXISTIR JUNTOS!
 Todavia, a teoria da relatividade é hoje completamente aceita pela comunidade científica, e suas previsões já foram verificadas em incontáveis aplicações. O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
O modelo da grande explosão caracteriza-se por um fato: todo o universo surge num determinado momento do passado, de modo que o tempo, o espaço, a matéria e a energia que hoje nos rodeiam e formam o nosso quadro de referência aparecem de modo instantâneo.Depois do Big Bang: da origem ao fim do Universo. Alberto Fernadez Soto. 2016 p. 72-73
Qualquer teoria científica séria, sobre o tempo ou qualquer outro conceito, deveria em minha opinião estar apoiada na forma mais operativa de filosofia da ciência: a perspectiva positivista proposta pelo Karl Popper e outros. Segundo esta forma de pensar, uma teoria científica é um modelo matemático que descreve e codifica as observações que realizamos. Uma boa teoria descreverá um amplo domínio de fenômenos a partir de uns poucos postulados singelos, e efetuará predições definidas que poderão ser submetidas a prova. Se as predições concordarem com as observações, a teoria sobrevive à prova, embora nunca se possa demonstrar que seja correta. Contrariamente, se as observações diferirem das predições, devemos descartar ou modificar a teoria O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
 A nova teoria do espaço-tempo curvado foi denominada relatividade geral, para distinguir a da teoria original sem gravidade, que ficou conhecida depois como relatividade espacial. Foi confirmada de maneira espetacular em 1919, quando uma expedição britânica à África ocidental observou, durante um eclipse, uma ligeira curvatura da luz de uma estrela ao passar perto do Sol. Isto constituía uma evidência direta de que o espaço e o tempo são deformados, e provocou a maior mudança em nossa percepção do universo desde que Euclides escreveu seus Elementos de Geometria por volta de 300 A. C. O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
 Na relatividade geral, o tempo e o espaço não existem independentemente do universo ou separadamente um do outro.O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
 Entretanto, em 1905, como vimos, o conceito de tempo absoluto foi destronado pela teoria especial da relatividade, em que o tempo não é já uma magnitude independente, a não ser em uma só direção mais em um contínuo quadridimensional chamado espaço-tempo..O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
O artigo em que demonstrávamos que o tempo teve um começo ganhou o segundo prêmio de um concurso patrocinado pela Gravity Research Foundation em 1968, e Roger e eu compartilhamos a principesca soma de 300 dólares O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

2.8 O céu noturno é escuro mostrando que  o tempo é finito
Se as estrelas estivessem radiando durante um tempo infinito, esquentariam todo o universo até sua temperatura. Inclusive de noite, todo o universo seria tão brilhante como o Sol, porque cada linha de visão terminaria em uma estrela ou em uma nuvem de pó aquecida até a temperatura das estrelas. A observação, tão familiar, de que o céu noturno é escuro, é muito importante. Implica que o universo não existiu sempre no estado que o vemos hoje. Algo ocorreu, faz um tempo finito, que acendesse as estrelas, significando que a luz das estrelas muito distantes ainda não teve tempo de chegar. Isto explicaria porquê o céu não brilha a noite em todas direções. O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

 Como mencionado no capítulo anterior, Roger Penrose e eu demonstramos que a teoria geral da relatividade de Einstein implica que o universo começou em uma tremenda explosão. Aqui estava a explicação de porquê o céu noturno é escuro: nenhuma estrela poderia brilhar mais de dez ou quinze mil e milhões de anos, o tempo transcorrido da grande explosão O universo numa casca de noz. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.



Conclusões:
  • A causa do universo deve ser uma causa transcendente que esteja além do universo. Essa causa tem de ser ela mesma não causada, pois já vimos que uma cadeia de causas infinitas é algo impossível.
  • Ela é, portanto, a causa primeira não causada. Deve transcender o tempo e o espaço, uma vez que foi ela quem criou a ambos. Logo, deve ser imaterial e não física
  • E deve ser inimaginavelmente poderosauma vez que criou toda matéria e energia.
  • Por fim, deve ser um ser pessoal, pois converteu estado de nulidade no Universo. Somente uma Mente poderia se  encaixar na descrição anterior da causa primeira.



 Resumo das Características da Causa do universo:

1-     Se o universo é causado,  a causa é INCAUSADA pois não pode haver um retrocesso infinito de causas.
2-     Se o universo é temporal, começou com o tempo,  a causa é ATEMPORAL, portanto  ETERNA.
3-     Se o universo é material, ou seja , uma forma de energia (E=M x c2  ), então a causa é de natureza diversa da matéria-energia, ou seja IMATERIAL.
4-     Se o universo é espacial, logo a causa é ADIMENSIONAL (ONIPRESENTE)
5-     Se o universo exige uma “sintonia fina” (princípio antrópico), logo a causa desse planejamento harmônico deve sr um ser surpreendentemente inteligente -ONISCIENTE (pessoal)
6-     INFINITAMENTE PODEROSA para criar todo o Universo do nada. 
7-  PESSOAL, com o objetivo de optar por converter um estado de nulidade em um Universo tempo-espaço-matéria (uma força impessoal não tem capacidade de tomar decisões). 

  • Essas características da Causa Primeira são exatamente as características teístas atribuídas a Deus.
  • Essas características não são baseadas na religião ou em experiências subjetivas de alguém. 
  • Foram tiradas da comprovação científica que acabamos de analisar e nos ajudam a ver uma seção importantíssima da tampa da caixa do quebra-cabeça que chamamos de vida. 
Bibliografia:
O universo numa casca de noz.Stephen Hawking - 1. ed. - Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
Depois do Big Bang: da origem ao fim do Universo. Alberto Fernadez Soto. 2016
ANGLO- Física- Termofísica, livro 28, Sistema Anglo de ensino. – SP: Anglo Ed., 1984-1985
Curso de Física- vol. 2, Ed. Harbra 
Os fundamentos da física, p. 210-211, 6ª edição.
Uma breve história do tempo Stephen Hawking, 26ª edição.
Scientific American, p. 77, edição especial- O passado e o presente do cosmos.
O universo numa camiseta., Ed. Globo,2005).
Filosofia e Cosmovisão Cristã. J.P. Moreland e W. L. Craing. São Paulo: Vida Nova, 2005.
Em Guarda.W. L. Craing. São Paulo: Vida Nova, 2011.
Teologia sistemática. Norman Geisler. Rio da Janeiro: CPAD, 2010.
Não tenho fé suficiente para ser ateu. Norman Geisler. São Paulo: Vida.

Um comentário: